Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos

A ANAPO - Associação Nacional do Avicultores Produtores de Ovos é uma associação sem fins lucrativos e de duração ilimitada, constituída em Outubro de 1975 e, desde então, tem acompanhado a evolução do setor em Portugal, desde a fase das pequenas explorações de quintal à industrialização da atividade, hoje conhecida pela sua auto-suficiência, organização e qualidade dos produtos.

A associação foi fundada por 42 avicultores/empresas produtoras de ovos e, atualmente, representa cerca de 90% da produção nacional, tendo já conquistado um papel determinante para o desenvolvimento da produção de ovos em Portugal, ao representar e defender o setor.

A história da avicultura e da produção de Ovos

O ovo de galinha é, desde a antiguidade, um produto sempre presente, nas suas diversas formas, na alimentação do ser humano.

A avicultura de produção de ovos teve a sua origem à muitos anos, quando os colonizadores de certas regiões da Índia e da China iniciaram a domesticação de algumas famílias de Gallus Gallus.
Desde a Índia, acompanhando as tribos nómadas, as galinhas cruzaram a Mesopotâmia até chegarem à Grécia.
Mais tarde os celtas propagaram as galinhas por toda a Europa.

Ainda antes da II Guerra Mundial, em todo o mundo, a maior parte da produção de ovos provinha de aviários de pequenas dimensões, mas no início da década de 60 a tecnologia avançada, os progressos na genética e o desenvolvimento de equipamentos mecânicos eficientes provocaram importantes mudanças no sistema produtivo e na dimensão dos aviários (passou a haver aviários com capacidade para alojar um maior número de aves). Mais tarde, nos anos 90, apareceram aviários de produção de ovos com mais de 100 mil galinhas.

Hoje, o panorama da produção de ovos é diferente, e os sistemas de produção alternativa começam a ganhar terreno.