Mercado global de ovos: deverá crescer na próxima década

“O mercado global de ovos deverá crescer 22% até 2035, com 90% dessa expansão concentrada em mercados emergentes como Ásia, África e América Latina, de acordo com o último relatório da Rabo Research. Esse desenvolvimento representa uma oportunidade significativa de investimento, mas também apresenta desafios relacionados com a adaptação a novas exigências dos consumidores e à necessidade de reorganização e modernização das cadeias de abastecimento.”
O crescimento não será mais impulsionado apenas pelo crescimento populacional, mas cada vez mais pelo aumento de rendimento da população, pela urbanização e pela mudança nas preferências dos consumidores.
Nesse contexto, mercados mais desenvolvidos estão a direcionar a sua procura para segmentos de maior valor acrescentado, como produtos processados à base de ovos ou ovos de galinhas criadas ao ar livre, biológicas ou de outros Sistemas "funcionais".
Essa tendência está a alterar a organização da cadeia de abastecimento, os modelos de distribuição e as áreas prioritárias de investimento na produção.
Digitalização, sustentabilidade e bem-estar animal tornaram-se fatores-chave de competitividade no setor. A crescente influência do comércio eletrónico e das redes sociais nos hábitos de compra está forçando os produtores a repensar suas estratégias de branding, marketing e desenvolvimento de novos produtos.
Ao mesmo tempo, as tensões geopolíticas reforçam a necessidade de garantir a segurança alimentar e de recursos, o que está a impulsionar uma maior distribuição regional da produção. Como consequência para os investidores, o relatório enfatiza que injeções significativas de capital serão necessárias para a expansão de novas instalações, processos de consolidação, transição para sistemas sem gaiolas, integração vertical e modernização das cadeias de valor.
O uso de tecnologias como inteligência artificial, robótica e agricultura inteligente desempenhará um papel cada vez mais decisivo na melhoria da eficiência, biossegurança e desempenho ambiental do setor.
No final do relatório, a Rabo Research enfatiza que a indústria de ovos em 2035 será marcada pela inovação tecnológica, exigências de sustentabilidade e adaptação à expansão dos mercados emergentes, fatores que influenciarão quer as estratégias de produção, quer as de investimento.
Robobank International
Revista Aves & Ovos 287